NOTÍCIAS RÁPIDAS
NOTÍCIAS

Bombeiros de Juína lançam a 2ª campanha diga não as queimadas

12/07/2018
Fonte: Juina news

Na manhã desta quarta-feira aconteceu na sede do 14ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Juína, o lançamento da 2ª campanha de combate a queimadas.


A campanha terá a junção de vários órgãos públicos, SEMA, SAMMA, PROMOTORIA DE JUSTICA e 14ª CIBM.

 


Ildamir Teixeira de Farias, fiscal ambiental falou a imprensa que está engajado na campanha contra queimadas urbanas juntamente com o corpo de bombeiros, sendo que esse é um momento muito importante, devido estar se aproximando o período crítico da seca e época em que os focos de queimadas aumentam de forma assustadora. O que torna esse período totalmente proibido a queimadas.



O município hoje é responsável pelo combate as queimadas, pegando a descentralização ambiental, porém mantendo parcerias com a SEMA, onde o município autuará com fiscalizações, notificações e multa aos infratores. Lembrando ainda que esse é um momento de conscientização e também de ação no combate a queimadas em todas as áreas, principalmente na área urbana.

 


O Ministério Público Estadual na pessoa do Promotor de Justiça Marcelo Linhares também reforçou o apoio a 14ª CIBM na fiscalização e na aplicação de multas como também na destinação de recursos, sendo que no caso das queimadas especificamente haverá uma atuação conjunta, sendo que a princípio de caráter preventivo e orientativo, tanto para população quanto para os órgãos públicos de como proceder, mas logo em seguida iniciado o período crítico das queimadas. A promotoria pretende iniciar a responsabilização, uma vez que a má conduta de um uma pessoa afeta os demais cidadãos.

 


Marcelo Linhares lembrou sobre a "fama" da cidade de Juína de ser uma cidade cultuada a queimadas, o mesmo disse que não se pode esconder atrás de um “costume”, sendo que essa cultura tem que se adequar ao tempo em que vivemos e não a tempos atrás. Marcelo ressaltou que vivemos numa grave crise ambiental em um meio ambiente totalmente degradado, sempre necessário a conscientização de se preservar o que sobrou a fim de garantir que ainda haja arvores e recursos naturais para as futuras gerações. E no caso do descumprimento e infringi mento da lei de queimadas não haverá outra saída a não ser multar e aplicar as penas cabíveis para quem desrespeitar as leis.

 


O capitão Adailton da 14ª CIBM falou da importância do segundo ano da campanha “Diga NÃO as queimadas”, sendo que no ano passado obtiveram resultados positivos, graças à sociedade de Juína e da região noroeste ter abraçado a idéia, e com isso reduziu-se muito os números de queimadas na região. E neste ano de 2108 volta a acreditar no apoio da sociedade.

 


Adailton disse que o dia de hoje foi de grande importância para campanha onde se juntaram com mais parcerias, uma vez que questão das queimadas não somente de responsabilidade do corpo de bombeiros, e sim de toda sociedade onde todos devem lutar por um meio ambiente limpo e saudável, ressaltando que o apoio recebido da DELFAN, das igrejas e de toda sociedade e parcerias firmadas com Ministério Público e outros órgãos são primordiais para que a campanha obtenha sucesso.

FACEBOOK