NOTÍCIAS RÁPIDAS
NOTÍCIAS

Recém-nascida com espinha bífida em Juína passará por nova cirurgia nesta quarta

13/06/2018
Fonte: Jnanoticias

Maria Helena foi operada ontem para corrigir uma malformação congênita e hoje colocará um dispositivo para aliviar a pressão intracraniana

 

A bebê Maria Helena Rodrigues Coutinho passou na tarde desta terça-feira (12) por uma cirurgia no Hospital Regional de Sorriso (HRS) para corrigir uma malformação congênita denominada de Espinha Bífida. A malformação se caracteriza por uma falha no desenvolvimento da coluna vertebral e uma formação incompleta da medula espinhal e das estruturas que a protegem.

 

  Conforme a direção do HRS, o estado de saúde da criança é estável. Na tarde desta quarta-feira (13) ela será submetida a uma nova cirurgia para colocar um dispositivo chamado de Derivação Ventrículo-Peritoneal, que é utilizado para drenar o excesso de líquido no cérebro, diminuindo, assim, a pressão intracraniana.

 

 

  Maria Helena havia sido internada no Hospital Municipal de Juína e como seu estado de saúde se agravou foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.  A princípio, a bebê seria transferida para o Hospital Geral de Cuiabá, mas como liberou uma vaga no Hospital Regional de Sorriso, Maria helena foi transferida no último domingo (10) para essa unidade de saúde, onde passou a ser assistida por uma equipe de neurocirurgia do HRS, composta por quatro neurocirurgiões.

 

  A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ressalta que, independentemente de decisões judiciais, a Regulação Estadual trabalha para atender as necessidades dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas situações as quais se exige a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seja do tipo adulto, pediátrica ou neonatal, a regulação monitora a existência de vagas tanto na rede pública como na rede particular, e realiza a transferência tão logo isso seja possível.

FACEBOOK