NOTÍCIAS RÁPIDAS
NOTÍCIAS

ProJovem Desenvolvimento Nacional de Inclusão De Jovens

02/03/2010

Redação:Juliane Garcia/JRegional

O ProJovem foi criado como ação integrante da Política Nacional de Juventude lançada pelo governo federal em 2005. O desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária.

A constituição da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, com as funções de  formular, supervisionar, coordenar, integrar e articular políticas públicas para a juventude,  articular, promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados.

Carlitto Rocha  secretário de educação de Juína ressalta que esse projeto beneficia pessoas que querem voltar a estudar. “ Sabemos que não é fácil, pois desse grupo muitos já desistiram, mas o pequeno grupo que temos hoje sabemos que estão firmes e forte para concluírem o curso, para poderem seguir a diante porque educação não se termina, se dá continuidade ao ensino (nível médio, superior ) em geral”.


Nadir Celestino  professora de Qualificação Cidadã do Projovem faz sua avaliação. “Tivemos um bom aproveitamento dos alunos, pena que muitos desistiram,  e essa atividade hoje foi em função dessa disciplina que é a participação cidadã entre os alunos e a comunidade”.


Luis Brás de Lima secretário de Planejamento estava representando o Prefeito municipal no evento e ressaltou que ficou muito emocionado com os alunos. “ Me emocionei com a motivação dos alunos, fico feliz pois estão ai resistindo, dando exemplo de garra, perseverança é isso que vai valer na vida deles,  apesar de muitos terem desistido”.


O vereador Antonio Munhoz  (Tuna) fala da importância do Projovem. “ Eu já vinha acompanhando o projeto e dando sempre que possível ânimo para eles darem continuidade ao estudo ”. Tuna comenta que sabe a dificuldade que muitos alunos passam para poderem estar estudando. “ Sabemos que muitos são pais, mães que tem uma tarefa mais difícil, e através dos estudos eles conseguirão oportunidades melhores”.


Tuna ressalta que nem todas as cidades foram contempladas com esse projeto,  diz também   que o ProJovem começou com 600 alunos e hoje está com 170 e espera que outros futuros alunos possam estar participando.


Rubens Peres monitor do projeto nos conta como é seu trabalho no ProJovem. “Meu trabalho é dar suporte e apoio aos alunos com dificuldades em receber seus benefícios e materiais,  e para os professores em suas necessidades com o projeto”.
Lelinho dos Santos Kapich, orador do evento expõe a importância desse projeto ser mandado ao Ministério da Educação em Brasília – DF.

“Tivemos o privilégio de ir ao lançamento do PDE – (Plano de desenvolvimento da Educação) como comunicadores. Depois de  2 anos em comemoração do PDE,  houve outro evento em Brasília - DF que fomos convidados novamente a estar presentes, nesse evento onde tivemos com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva juntamente com o Ministro da Educação e da Comunicação Social, eles pediram encarecidamente aos comunicadores  do Brasil que lutassem pela Educação, então vamos estar mandado esse material que é de suma importância ao Ministério da Educação para terem conhecimento do que esta sendo feito no município de Juína”.

Veja algumas fotos do intercâmbio dos jovens de Juína:

FACEBOOK