NOTÍCIAS RÁPIDAS
NOTÍCIAS

Assinado Termo de Cooperação entre Ministério do Trabalho e Setor de Base Florestal em Colniza

25/04/2013
Fonte: Assessoria de Imprensa SIMNO

Com o objetivo de fomentar a segurança e saúde nos ambientes de trabalho, os funcionários das indústrias madeireiras da cidade de Colniza, distante cerca de 340 km de Juína, recebem nessa semana palestras de orientação do Ministério do Trabalho daquela cidade.



A ação é uma iniciativa da juíza Drª Karina Rigato, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT) e Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno).



Os funcionários do setor de base florestal serão instruídos a cerca da prevenção de acidente no trabalho. A "Semana de Prevenção" começou na segunda-feira (22) e seguem até sexta-feira com palestras e ações diversas.



De acordo com a assessoria do TRT, muitos dos processos que chegam à Justiça Trabalhista pedindo indenização por dano moral, material e estético tratam de acidentes no local de trabalho ocasionados por negligência do próprio  trabalhador.



São os casos em que o empregado, por não observar normas de segurança, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual, ou mesmo por realizar o serviço sem o devido cuidado, acaba vitimado. Nestas ações, a Justiça do Trabalho isenta a empresa da responsabilidade de reparar o dano por não vislumbrar que ela tenha contribuído com o ocorrido. É a chamada ausência de culpa ou dolo da empresa.



Para que casos assim não aconteçam, a "Semana de Prevenção" vem para orientar a cerca da importância do uso dos material obrigatórios de segurança durante o trabalho, zelando pela vida do trabalhador e cumprindo assim uma determinação do Ministério do Trabalho de Mato Grosso.

FACEBOOK