Jregional

NOTÍCIA

Data: Quinta-feira, 11/07/2019 00:00

#Instituto "Raízes" para preservar a história é criado em Juína

Fonte: JNMT

Há algum tempo motivados por alguns pioneiros na cidade de Juína, um grupo de pessoas agiram e criaram o “Instituto Raízes” na cidade, a eleição da primeira diretoria ocorreu na última semana.

 

Entre os membros, Walter Pezolato que é radialista e apresentador de Tv no município foi escolhido presidente do instituto, ele ressaltou o propósito estando a frente do cargo.

 

“Essa é uma conquista de passo a passo e mais histórica que aconteceu até hoje porque nós vamos resgatar a história de todos os que aqui chegaram e fizeram história” destacou.

 

Uma das pioneiras no município a ex-vereadora Salete Bergamim também está na diretoria, ela classificou de forma positiva essa conquista de toda sociedade.

 

“Olha é muito importante porque nós vamos preservar a história dos pioneiros; o início da colonização do nosso município e isso para os filhos, para os netos enfim é uma construção de uma história de um município, como iniciou, de que forma cada pioneiro chegou; de onde veio e com qual finalidade veio para cá? Então é muito importante, eu me sinto honrada de fazer parte como a única mulher nessa primeira diretoria” finalizou.

 

O grupo tem como objetivo buscar junto à população as histórias de cada um porque a história são todos que a escrevem, para os membros é muito importante resgatar tudo isso e documentar.

 

Por fim para o advogado Antônio Caliare a população junesse é quem registra a sua história, a tem guardada e serve para cidade.

 

“Então nós estamos com esse objetivo de resgatar parte da história. Porque nós já sabemos que muita coisa se perdeu com o tempo que passou e até daqui para frente a preocupação é de resgatar a história e registrar para posterioridade” frisou