Jregional

NOTÍCIA

Data: Terça-feira, 29/01/2019 00:00

Vazamento de barragem atinge rio em Poconé

Fonte: G1 MT

O Rio Bento Gomes, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, foi atingido por um vazamento que, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) seria proveniente de uma barragem. No entanto, amostras do material, que deixou a água do rio escura, foram coletas para identificar a origem o vazamento.

 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Poconé, denúncias de que água do rio estava escura foram feitas por meio de aplicativo de mensagem. Diante do que foi informado, agentes da secretaria começaram uma investigação, na última terça-feira (22).

 

A Sema foi informada e também mandou equipes até o local para verificar o ocorrido. A suspeita é de que o vazamento tenha sido ocasionado por uma das barragens localizadas na região. Porém, somente após a análise do material é que vai ser possível identificar o que está ocasionando a mudança na coloração da água do rio.

 

Vários sobrevoos já foram realizados para tentar localizar, visualmente, a origem do vazamento, mas não foi possível. Por isso, além da análise laboratorial do material, as equipes de fiscalizalização fazem visitas aos empreendimentos minerários que se encontram instalados nas proximidades do Rio Bento Gomes.

 

Um laudo foi solicitado à concessionária de água do município, Águas de Poconé, para que sejam feitas análises brutas nas águas captadas do rio. Assim, será possível identificar se há alguma risco para a população.

 

Profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Nacional de Áreas Úmidas (INAU) também estão no local e discutem as metodologias a serem empregadas para uma coleta mais adequada de amostras que possam constatar as anormalidades visando o tratamento das águas.

 

A Sema informa ainda que o responsável pode ser penalizado, caso seja identificado que o dano ambiental foi ocasionado por irregularidades e falta de manutenção em das barragens.