Jregional

NOTÍCIA

Data: Quinta-feira, 12/04/2018 00:00

Surto da síndrome mão -pé-boca em Juína MT

Fonte: Redação

 

 

Em Juína MT a síndrome tem se espalhado rapidamente pelas escolas e creches deixando muitas crianças afastada das atividades escolar.

 

 A síndrome mão-pé-boca é uma infecção viral contagiosa muito comum em crianças, que é caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral e erupções nas mãos e nos pés.

 

É muito importante manter as crianças bem hidratadas. A síndrome costuma durar de 7 a 10 dias e cura-se espontaneamente. Crianças contaminadas devem ficar em casa até desaparecerem todos os sintomas.

 

Um ou dois dias após os primeiros sintomas, começam a surgir às lesões características que dão o nome à doença mão-pé-boca. As lesões da boca começam como pontos avermelhados, que se transformam em pequenas bolhas e posteriormente em úlceras dolorosas, semelhantes às aftas comuns. 

 

No caso dos adultos, a imensa maioria dos indivíduos que entra em contato com o Vírus Coxsackie não desenvolve sintoma algum, mais é aconselhável que se manifestado algum sintoma, deve-se procure uma unidade básica de saúde para o tratamento.

 

Conversamos com a enfermeira Eliane Costa Silva  responsável pela unidade de saúde da família do modulo 4, ela relatou que “ esta tendo muito casos aqui em Juína juntamente a unidade aqui do modulo 4 tem atendido muitas crianças com essa síndrome mão-pé-boca. Os primeiros sintomas a surgirem costuma ser á dor de garganta e a febre, que fica por volta dos 38°C mal-estar e perda de apetite também são frequentes.

 

Num primeiro momento, a doença e muito parecida com qualquer quadro de virose comum, sendo impossível o seu diagnóstico clínico nessa fase. Muitas crianças estão afastadas das escolas e creches por ser uma doença altamente contagiosa. Reforçamos aos país que se as crianças  estiver com alguns sintomas levar o mais rápido ao posto de saúde mais próximo para evitar que outras crianças se contaminem. E que o problema seja solucionado o mais rápido. 

Reporter: Aline Alves